quinta-feira, 9 de junho de 2011

Águeda, em Portugal: Primeiro, bicicletas para uso da população. Agora, bicicletas elétricas. Detalhe: uso gratuito!

Aprendam governantes, pessoas públicas, formadores de opinião, endinheirados e influentes em geral. São medidas práticas que se traduzem em cidadania, não belos discursos, encontros, coletivas e declarações.

E pensar que a EDP (http://www.energiasdobrasil.com.br/energia/index.asp) fez doação de diversas bicicletas elétricas para a Polícia Militar de um certo estado, e elas estão abandonadas em um barracão. Sem uso. Sem venda. Coisa típica da ineficiência pública Brasileira.

Aprendam.

Vou mantar a postagem em português de Portugal! Eles merecem!

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article626733.ece

Bicicletas eléctricas à disposição dos munícipes em Águeda


A Câmara de Águeda coloca à disposição dos munícipes dez bicicletas eléctricas, no âmbito de um projecto-piloto denominado "beÁgueda", que foi hoje apresentado.

Segundo o presidente da câmara, Gil Nadais (PS), a bicicleta elétrica "irá mudar a forma de deslocação na cidade, possibilitando aos seus munícipes e visitantes percorrer as vias do município de forma inovadora e sustentável".


Através deste projeto-piloto a autarquia pretende ainda "dar novo destaque ao setor das duas rodas, indissociável da história do município e do seu desenvolvimento económico".

O "beÁgueda" surge depois das Bicicletas de Águeda (BIAG), de utilização gratuita, lançadas pelo anterior executivo municipal, liderado pelo PSD, e que acabaram por ser retiradas de circulação, devido à sua pouca utilização.

"Penso não havia muitos interessados em utilizar essas bicicletas, porque não tinham mudanças e, por isso, não estavam preparadas para o perfil acidentado da cidade de Águeda", explicou Gil Nadais, acrescentando que, com estas bicicletas elétricas, as pessoas vão poder fazer as suas deslocações sem esforço, mesmo nos arruamentos de maior declive.

As dez bicicletas estão disponíveis apenas nos dias úteis entre as 09:00 e as 19:00 num parque localizado junto à Câmara de Águeda, onde poderão ser levantadas mediante a solicitação de um cartão de utilizador junto dos serviços municipais.

A utilização será gratuita nesta fase e posteriormente serão os próprios utilizadores que irão apontar o valor considerado justo para o serviço.

Este projeto-piloto terá a duração de seis meses, período após o qual será alvo de uma avaliação. "As pessoas irão responder a um questionário e dar a opinião para que a câmara possa tomar uma decisão sobre a viabilidade e a continuidade do projeto", adiantou Gil Nadais.

O "beÁgueda" foi apresentado durante um seminário alusivo à temática "A mobilidade sustentável e o novo paradigma da segurança rodoviária no espaço público", que contou com a presença do ex-ciclista Joaquim Gomes.

Na mesma ocasião, a autarquia e a empresa Órbita ofereceram duas bicicletas elétricas ao posto local da GNR para que os militares as possam usar nas suas deslocações urbanas.

Um comentário:

Leonor disse...

Nossa que notícia legal! Realmente os governantes das nossas cidades têm muito o que aprender, e a população também, porque mesmo se alguma prefeitura disponibilizasse bicicletas para a população, em um mês não teria mais nenhuma, pois iriam roubar todas! :-S