segunda-feira, 6 de junho de 2011

No C40, Prefeita de Paris anuncia início do programa de locação de carros elétricos e subsidío de 400 Euros por cidadão para aquisição de bicicletas elétricas

Fonte: Último Segundo (http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/no+c40+prefeita+anuncia+que+paris+tera+aluguel+de+carros+eletricos/n1596998062002.html)

No C40, prefeita anuncia que Paris terá aluguel de carros elétricos


Sistema vai funcionar da mesma maneira que o aluguel de bicicletas na capital francesa

Fernanda Simas, iG São Paulo
02/06/2011 17:27
 
Paris, famosa cidade luz e reconhecida na Europa como uma das cidades que conseguiu implantar o uso de bicicletas como meio de transporte, vai oferecer para a população a partir de outubro deste ano o Autolib (Carro Livre), sistema de aluguel de carros elétricos. O sistema funciona da mesma maneira que o Vélib (Bicicleta Livre) de aluguel de bicicletas: as pessoas vão até uma estação, pagam a quantia estabelecida e retiram o carro. Depois é só devolverem no mesmo local.


Serão três mil automóveis, com espaço para até quatro pessoas espalhados por estações em toda Paris, mas a quantidade de estações ainda não foi definida. Os carros funcionam a bateria e as pessoas podem usá-los por quanto tempo precisarem.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, explicou que essa é mais uma etapa do processo iniciado em 2001 que tem a intenção de diminuir o tráfego na cidade. “Esses três mil carros vão substituir 15 mil carros particulares”, ressaltou Anne.

Segundo ela, as pessoas pagarão em torno de nove euros para alugarem o carro elétrico por um período de meio dia. A empresa Bolloré é a responsável por desenvolver esse projeto e vai arcar com os custos, incluindo o que for gasto com as baterias.

Bicicletas elétricas

Em Paris, já são disponibilizadas 20 mil bicicletas para aluguel, sendo que a cada 300 metros é possível encontrar uma estação de locação. Mas, segundo a prefeita Anne Hidalgo, existem pessoas mais velhas que não conseguem se exercitar tanto e subir ladeiras pedalando. Para esse público, há um incentivo governamental pela compra de bicicletas elétricas. Quem deseja comprar uma recebe um desconto de 400 euros, garantido pelo governo.

Nenhum comentário: