quarta-feira, 29 de julho de 2009

Yamaha apresenta bicicleta com motor elétrico em Tóquio

Fabricantes de motos japonesas investem nos veículos ecológicos. Aposta na tecnologia visa concorrência até com carros híbridos.

Alinhada ao movimento de consciência ecológia, a Yamaha apresentou nesta sexta-feira (24), em Tóquio (Japão), a bicicleta motorizada 'verde', equipada com propulsor elétrico. Empresas de todo o mundo têm investido nos veículos ecologicamente corretos. As apostas ds fabricantes de motocicletas japonesas vão do desenvolvimento de baterias a pneus, para concorrer até com automóveis híbridos. (Foto: Toru Hanai/Reuters)
(Do G1, com informações da Reuters)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novo veículo elétrico à venda no varejo - Brasil


É a Traxx, que traz o que ela chama de "e-bike Vico", muito embora aparentemente não seja datada de pedais.



Infelizmente para nós, usuários, parece ser mais uma "China Made" montada aqui. Motor de somente 350 watts, e as baterias aparentemente são de chumbo-ácido seladas, ou gel.

Segundo nosso conceito, esse não seria aquele veículo que denominamos de "usável". Baixa potência, ou seja, incapaz de enfrentar subidas; baixa velocidade, incapaz de acompanhar o tráfego (e isso significa diminuição da segurança); e baterias de baixa eficiência (baterias de chumbo-ácido são incapazes de entregarem toda a amperagem que contém, entregam aproximadamente 60%).

Continuamos aguardando os investimentos na área, com bons veículos, realmente "usáveis".

domingo, 12 de julho de 2009

Muitas pesquisas realizadas!

Pequena postagem!
Infelizmente meus compromissos profissionais continuam me impedindo de postar aqui.
Mas não é por isso que não continuo pesquisando. E muito.
Todos já percebemos que o Brasil já começou a receber as primeiras bicicletas elétricas "comerciais".
É uma atitude louvável de empresários e organizações. Seu uso só traria benefícios.
Mas aqui neste blog continuaremos pesquisando a bicileta elétrica que eu definiria como um veículo elétrico leve que tenha características mais versáteis que os modelos de 200, 260, ou 500 watts. Que tenham um conjunto motor/controlador/baterias equilibrado, que tolere BEM subidas ou uma quantidade mediana de carga, sem riscos de falhas elétricas. E que seja pedalado.
Quem já andou nas bicicletas elétricas que primam pelo custo baix0, não raras as vezes chinesas "naturalizadas", sabe do que estou falando.
Estamos definindo uma configuração robusta, cujo protótipo colocaremos à prova de uma maneira árdua. Quem sabe com uma grande viagem?
Estamos em fase final de definição de configuração. Teremos depois os trâmites para aquisição e montagem. Tudo será postado aqui. Acompanhem e aguardem!